Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 20 de abril de 2010

Viver como se a escola não existesse

As crianças da familia Biegler vivem como se a escola não existesse. Esta abordagem à educação, conhecida como unschooling, permite que as crianças tomem as suas próprias decisões.

Não vão à escola mas não estão sendo educados em casa da maneira tradicional. O seu mundo não inclui livros didáticos, testes nem aulas formais.

E mais, esta abordagem liberal abrange outras áreas da vida dos filhos: eles tomam as suas próprias decisões, não seguem regras nem fazem trabalhos de casa.

Christine e Phil, de Massachusetts, dizem ser "unschoolers radicais." Deixam os filhos decidir o que querem aprender e quando querem aprender.

"O essencial é confiar nos nossos filhos ... confiar que eles vão descobrir os seus próprios interesses", disse Yablonski na entrevista que podem ver aqui [vídeo] e aqui.

2 comentários:

Ítalo de Paula disse...

Interessante. Mas como adotar essa prática com a população em geral quando estes tem na escola um lugar para que seus filhos os deixem em paz por alguns instantes?

Bluna disse...

"Viver como se a escola não existisse",realmente muito legal e muito bom.É uma pena que aqui no Brasil o Ensino Doméstico seja contra a lei. Acho que seria uma excelente alternativa para crianças e adolescentes que não suportam a escola.