Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Deixem as crianças ir e vir livremente

Anne Sulivan com Hellen Keller em 1888

"Estou começando a suspeitar de todos os sistemas de educação especiais e elaborados. Eles parecem-me serem construídos sobre o pressuposto de que cada criança é uma espécie de idiota que tem de ser ensinada a pensar. Na verdade, se as crianças forem entregues a si próprias, pensarão mais e melhor, se bem que de uma maneira menos teatral.

Deixem-nas ir e vir livremente, deixem-nas tocar coisas reais, deixem que elas próprias combinem suas impressões, em vez de sentá-las dentro de salas de aula em mesinhas redondas, enquanto um professor de voz doce sugere que construam paredes de pedra com blocos de madeira, façam arco-íris com tiras de papel colorido ou plantem árvores de palha em vasos de flores.

Este tipo de ensino enche a mente com associações artificiais que têm de ser eliminadas, antes das crianças poderem desenvolver ideias independentes a partir de experiências no mundo real. " - Anne Sullivan

4 comentários:

Claudia Halley disse...

mente de acordo!

Paula disse...

Oi Cláudia,

Vi que és estudante de pedagogia, estás a gostar do teu curso?

Claudia Halley disse...

Pra falar a verdade, não sei bem se este curso é o que quero de verdade para mim. Tem muito que preciso estudar e não gosto, meu pensamento é muito diferente dos outros. Mas pretendo terminar o curso. Meu caminho é o amor.

Paula disse...

Que caminho tão bonito...