Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Música na Comunidade - Música & Saúde Mental

Agora que estou para começar um novo capítulo na minha vida resolvi fazer uma pausa e reflectir sobre o meu percurso antes de seguir caminho. Talvez vocês não estejam a par disto, mas durante anos dediquei-me à música na comunidade, usando a música como um meio para promover o desenvolvimento pessoal e comunitário. E neste momento estou envolvida num projecto comunitário de música e interespiritualidade.

Um dos projectos que facilitei envolveu vários grupos de pessoas que estavam sofrendo de problemas emocionais. O poder terapêutico da música é incrível. Através da música podemos satisfazer a nossa necessidade de auto-expressão, auto-conhecimento, conexão - com o eu, o outro e o todo (transcendência).



Trabalhei com este grupo durante umas 10 semanas. Os participantes não eram músicos nem nunca aprenderam música. O resultado foi este.

Infelizmente a foto não mostra todos os participantes mas mostra o James, à esquerda, uma das primeiras pessoas que conheci quando vim viver para a Inglaterra e que vocês talvez também conheçam: foi ele quem compôs everybody's gotta learn sometime. Muito simpático, deixou-nos usar o seu estúdio. Eu sou a que está meio agachada... Quase que me dá vontade de voltar a fazer este tipo de trabalho!

Aqui fica a letra:

Hearts and Minds

Going back through the years
Chasing out all those tears
Why you had to go away
When all that I wanted was for you to stay?

Hearts and minds, please be kind
Hearts and minds, please be kind
Hearts and minds, be kind

Take away, take away this pain
Don't give us too much strain
Take it easy you're not to blame
Stay sane and let us light the flame

All the pain you made me feel
Is it made belief or real
You always try to make me laugh
Help us get on to the right path

Continua aqui.

Ver também o meu blog sobre a Música na Comunidade.

2 comentários:

P e M disse...

Minha querida Paula,

"Agora que estou para começar um novo capítulo na minha vida resolvi fazer uma pausa e reflectir sobre o meu percurso antes de seguir caminho."

fiquei muito feliz por ler isto... ;o)

Eu tenho passado por cá pouco, pois estou em mudanças; mas sempre que posso passo por cá... tempo para comentar é que não há...

Adorei a letra e a música... a senhora que canta fez-me lembrar os marretas... ,)

Beijinhos

Paula disse...

Oi P e M!

Que bom ver-te por aqui! Realmente a vida não pára, as mudanças parecem ser constantes!

Bjs