Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Unschooling: imaginem viver sem escola

Para a família Martin, o ritual matinal de ajudar a preparar e levar os filhos para a escola é um conceito estranho. Vivem como se a escola não existisse. Ficam em casa mas não estão praticando o ensino domiciliar - fazem o "unschooling". No seu mundo não existem livros didáticos, testes nem educação formal.

"Imaginem viver sem escola, como nos fins de semana. Nós acordamos, tomamos o café da manhã e depois dedicamo-nos às coisas que nos despertam o interesse", disse Dayna Martin, mãe de 4 filhos.

Dayna não acredita que os filhos precisam de ir escola para aprender. Faz parte de um movimento que segue uma nova abordagem à educação e à parentalidade.

Podem ler o artigo da ABC News aqui [inclui vídeo] e aqui.

2 comentários:

P e M disse...

E eu estou com a Dayna!!!

A escola (nos moldes actuais) é uma grande... treta!!!

Existe forma que nos maltrate com tamanha maldade seres que ainda estão a descobrir-se...

De cada vez que vou ouvindo as pessoas à minha volta a dizerem o que a escola fez aos filhos, mais sou pelo unschooling!

;o)

Paula disse...

Muitas vezes os pais fecham os olhos e os ouvidos relativamente ao que os filhos sofrem na escola porque senão teriam de fazer algo sobre isso...