Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 6 de julho de 2010

Ensino domiciliar, dislexia e horticultura

James Callicott, 15, é o designer de jardins mais jovem. Para ele, a jardinagem é mais que um hobby, e mais que a melhor carreira do mundo: tem-lhe ajudado a superar a dislexia e a aprender a ler.


"Eu tive imensas dificuldades por causa da minha dislexia; não sabia ler e por mais que tentasse as palavras simplesmente não faziam sentido."


"Saí da escola para ser educado em casa pela minha mãe mas continuei com problemas na aprendizagem até ao dia em que me deram uma cópia da revista Gardeners' World."


"Tinha motivação para ler porque queria saber como é que os jardins eram criados, por isso passava horas debruçado sobre as revistas - e, gradualmente, a minha leitura começou a melhorar."


"Agora, sinto imenso prazer ao ler e memorizar listas e listas de nomes de plantas. Adoro a jardinagem!"


Trecho retirado deste artigo publicado hoje no Guardian. As fotos foram tiradas no fim de semana passado durante uma visita ao Jardim Botânico da Universidade de Bristol.

Sem comentários: