Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Música, flores e focalização

Sabem que instrumento é este? Este amigo, que toca uma série de instrumentos, incluindo a concertina inglesa que vêem na foto acima, bem me quer persuadir a formar um grupo mas tenho andado ocupada.

O harmonium chegou e ando a familiarizar-me com ele, divertindo-me com a music for a found harmonium (pauta aqui). Além disso, também estou a organizar uma sessão de meditação musical. Entretanto, a redescoberta do meu passado barroco continua, com a música de Lully e Bach! E com este curso que ando a fazer, não há tempo para tudo....

Das flores que vimos, sei que a de baixo é um girassol;

as outras não sei como se chamam...

Para mim o que mais importa é o que sentimos e experienciamos, a vivência interior directa, não só emocional e conceptual mas também corporal.

Daqui chegamos à focalização, desenvolvida por Eugene T. Gendlin, filósofo e psicólogo americano, para chegar ao "Limiar do Pensamento" através da sabedoria do corpo. Já tinha experienciado este sistema há uns anos atrás e agora a oportunidade surgiu para explorar este método uma vez mais. Tanta coisa interessante para aprender!

Sem comentários: