Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

domingo, 25 de julho de 2010

Unschooling continua a crescer

Virginia, EUA: São cada vez os pais que decidem educar os filhos em casa; alguns vão ainda mais longe e resolvem praticar o unschooling: os filhos brincam, comem e lêem quando querem. Nunca são punidos e ninguém lhes diz o que fazer.

Unschooler Joe Sullivan: "Quando você tem um sistema de dizer constantemente às pessoas o que fazer, como fazer e que é necessário fazer, você acaba por criar uma população sem a capacidade de decidir esse tipo de coisas elas mesmas, nem de fazer escolhas melhores no futuro."

Sua esposa Gleamer concorda: "Nós usávamos recompensas e castigos para manipular o comportamento de Riesling quando ela tinha quatro anos mas não resultavam." Foi então que Gleamer e Joe começaram a praticar o unschooling com os filhos.

Embora o unschooling ainda seja algo recente na Virgínia, o conceito começou na Inglaterra com a Summerhill School, estabelecida em 1921. Os unschoolers acreditam que as crianças nascem com uma ânsia enorme de aprender e que os adultos devem ajudá-las a aprender utilizando o método socrático.

Ler o artigo inteiro aqui.

Sem comentários: