Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Unschooling no noticiário II

Quem precisa de livros didáticos e planos de aulas? Agora há muitos que dizem que são as crianças que devem decidir o que aprender e não os professores. Esta é a base de uma filosofia educacional conhecida como "unschooling", um movimento que está ganhando força.

Elias, de 7 anos de idade, e a irmã Sadie, 6 anos, são espertos, curiosos e cheios de vontade de aprender. Mas a aprendizagem deles não ocorre em salas de aula e não seguem um currículo pré-estabelecido. Em vez disso, aprendem tudo que querem aprender.

"Isso é a coisa mais linda, você pode ensinar as crianças a procurar a informação que querem, para que possam obter os conhecimentos que desejam", disse a mãe.

Tanto a mãe como o pai têm mestrados e acreditam no valor de uma boa educação. Mas têm uma filosofia diferente sobre a forma de obter essa educação. "Não temos nada contra livros e cadernos; o mais importante é a forma como as crianças melhor aprendem", disse a mãe.

Deixam os filhos decidir o que querem aprender, como querem aprender e quando querem aprender. A ideia é não forçá-los a aprender o que não querem.

Podem ler o artigo aqui e ver o vídeo aqui

4 comentários:

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Interessante :)

Paula disse...

Sim, principalmente como o unschooling anda a aparecer cada vez mais nos jornais, TV, etc

dawny disse...

thank you for sharing Paula :)

Paula disse...

Hi Dawny,
Great to see you here! Thanks for the visit, I feel honoured! Hope you're all enjoying the Summer!