Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Educada em casa, agora na Universidade

Tradução livre de um trecho deste artigo publicado há 2 dias no Time Educational Supplement, onde Jessica Conray, que está agora na Universidade de Glasgow a tirar o curso superior para professora, fala da sua experiência do ensino domiciliar:

"Eu fui educada em casa até aos 14 anos. Foi muito bom. Geralmente as pessoas imaginam que sem ir à escola é impossivel fazermos amizades. Mas eu não vivo afastada do convívio do mundo!

Foi muito relaxante ser educada em casa. A minha mãe ensinou-nos imenso sem nos apercebermos disso. Acordava-nos e lia para nós - Shakespeare ou o que achava que íamos gostar. Aos 6 anos o meu pai já nos tinha lido A Odisseia. Eu era obcecada pelos egípcios, por isso fiz muitas actividades sobre eles. Cada um de nós seguia os seus interesses. Aprendemos matemática mas usávamos blocos e outras coisas divertidas e também cozinhávamos juntos.

Quando era pequena não sabia que era disléxica. A minha mãe dizia apenas que eu aprendia de uma forma diferente porque ficava frustrada facilmente quando não compreendia as coisas."

Sem comentários: