Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sábado, 21 de agosto de 2010

Freechild, unschooling & deschooling

O Projecto Freechild define o unschooling como um processo de aprendizagem ao longo da vida, sem salas de aula formais ou institucionalizadas nem trabalhos escolares. O seu efeito depende das relações interpessoais e da progressão natural da aprendizagem, em vez de livros didáticos e professores em salas de aula. A auto-educação é a prática libertadora de ensinarmos a nós próprios.

Freechild acredita que deschooling também é qualquer espécie de educação não formal e não institucionalizada. No entanto, este processo enfatiza deliberadamente a ausência de uma abordagem sistêmica na aprendizagem e nega a necessidade de escolas. Alguns homeschoolers usam o "processo" de deschooling como preparação para a aprendizagem em casa.

A tua vida, o teu tempo e o teu cérebro devem pertencer-te a ti, e não a uma instituição.
Grace Lwellyn, no Manual de Libertação dos Adolescentes

Sem comentários: