Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O lar ou a escola?

Clicar na imagem para aumentar de tamanho

1 comentário:

bruno nobru disse...

partindo da realidade das escolas que conheço de cidades do sudeste do Brasil, reconheço que muitas vezes não são benéficas, pois se baseiam numa estrutura hierárquica e vertical, onde o aluno é visto e tratado como um depositário do suposto "conhecimento" que o professor pensa ter, além da relação de poder que acontece de modo muito desigual, entre tantas outras questões.. que dificultam o desenvolvimento das habilidades humanas e a emancipação dos alunos.

este pequeno texto me trouxe a reflexão sobre a educação domiciliar como uma possibilidade (uma "saída") para um modelo de educação mais aproximado a visão de educação das famílias, permitindo que aconteça de modo mais aproximado das expectativas dos pais.

ao mesmo tempo penso sobre a importância de espaços que proporcionem as relações sociais da criança, para que esta não fique restrita somente nas relações familiares.