Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Respostas a perguntas frequentes

Tradução de um trecho deste artigo de Sonja Corbitt publicado no Catholic Online:

Ao serem confrontados com o sucesso do homeschooling e o profundo privilégio de educar os próprios filhos, alguns pais ficam interessados na educação em casa. Mas o que isso significa no dia a dia? Como se faz o homeschooling? Aqui estão as respostas às perguntas mais frequentes sobre o ensino em casa:

E a socialização?
Uma vez que esta é sempre uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem, esta é certamente a função mais importante da instituição-escola. Raramente perguntamos aos pais-homeschoolers como é que ensinam os filhos a ler, a resolver equações ou a usar o método científico, por isso, presumivelmente, confiamos na sua capacidade de transmitir essas importantes capacidades. Contudo, a resposta geral sobre a "socialização" pode ser encontrada aqui.

Por que você opta pelo ensino domiciliar?
A maioria opta pelo homeschooling porque já foi provado que
esta é a forma mais eficaz de educar os filhos.

No homeschooling, o nível de ensino não é inferior?
Duas décadas de evidência empírica demonstram precisamente o contrário. O sucesso dos alunos educados em casa é consistentemente superior ao dos alunos da mesma idade que frequentam a escola pública ou privada. A instrução individual é a forma mais eficaz de ensino. Mesmo se as escolas tivessem professores de grande capacidade, a verdade é que eles nunca poderiam proporcionar uma instrução individual com regularidade.

A afirmação que o homeschooling é melhor
não é elitista?
Se a afirmação que o espinafre é nutricionalmente superior a um Big Mac for elitista... Isso não significa que não se pode apreciar um Big Mac; significa apenas que não queremos torná-los o ingrediente principal da nossa dieta.

É legal?
Nos EUA, embora as leis e os regulamentos variem de estado para estado, o homeschooling é legal em todos os 50 estados.

Continua aqui.

Sem comentários: