Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dia Internacional da Liberdade de Educação


Caros amigos do ensino doméstico e da liberdade na educação,

O 4 º Dia Internacional da Liberdade de Educação (DILE) na Europa terá lugar no dia 15 de Setembro. O foco das actividades vai ser na terça-feira, 15 de Setembro de 2010. Outros eventos acontecerão durante a semana em muitos países do mundo.

O objectivo do DILE é promover a importância da liberdade de escolha do tipo de educação que queremos dar aos nossos filhos e divulgar informações sobre as formas alternativas de aprendizagem que se encontram disponíveis ou cuja existência estamos tentando proteger.

Liberdade de escolha no âmbito da educação é importante, e nós convidamos todos os movimentos educativos alternativos, todas as organizações dedicadas à aprendizagem, escolas e, naturalmente, os pais e filhos, a participarem neste evento mundial.

Iremos publicar neste site todas as informações e / ou links para os eventos da semana (conferências, encontros, feiras da educação, etc), onde quer que ocorram e em todos os idiomas. Enviem-nos por favor informação sobre os eventos que vão organisar.

Alguns exemplos de eventos passados incluem piqueniques e mesinhas com informação, debates em cafés na França, uma demonstração sobre a liberdade de educação na Suécia, uma conferência sobre o ensino doméstico na Escócia, um passeio para famílias-educadoras na Califórnia, e uma palestra & debate sobre a liberdade de educação na Áustria.

O DILE foi originalmente estabelecido por homeschoolers, o que em si já inclui uma grande variedade de abordagens em relação à educação e a métodos de aprendizagem. O ensino doméstico é legal mas não é muito conhecido na maioria dos países, e encontra-se sob constante ataque por parte daqueles que pensam que apenas o Estado deve decidir o conteúdo e o local de aprendizagem das crianças, ou seja, o que elas devem aprender e onde devem aprender.

Então, por favor, informem-nos sobre os eventos que irão organisar, mesmo que vos pareçam pequenos! Juntos seremos muitos!

Por favor, não hesitem em difundir a informação sobre o DILE.
Queremos que esta mensagem chegue a todos os cantos do planeta!
Mais aqui.

5 comentários:

mayan.dowens disse...

Muito boa tarde,
estou interessada no ensino em casa. A minha pergunta é: o que tenho que fazer ? Onde me dirigir, as condições necessárias, ect.
Agradeço a sua atenção, e peço que me esclareça.
Obrigada,
Marta Pinto

teresa disse...

Olá,

Sou jornalista do Telejornal da RTP 1.
Gostaria de fazer uma reportagem sobre o ensino doméstico em Portugal.
Caso saibam de contactos por favor emviem-me.
Obrigada,

Teresa Botelheiro
teresa.botelheiro@rtp.pt

Paula disse...

Olá Teresa,

Enviei a sua mensagem para o grupo-yahoo, pode ser que haja alguém interessado em contactá-la. Boa sorte!

Paula disse...

Boa noite Marta,

depende donde estiver pois a situação em Portugal é diferente da do Brasil...

mayan.dowens disse...

Boa noite, mandei-lhe uma mensagem atraves do site ensinodomestico.ning.com. Mas sim, refiro-me ao ensino domestico em Portugal.