Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Homeschooling na China

Com o crescente número de estrangeiros a deslocarem-se para a China, muitas famílias enfrentam decisões difíceis quanto à educação dos filhos. Enquanto algumas chegam a pagar 20 mil yuan (aprox. 3 mil dólares americanos) por mês a escolas internacionais devido às suas preocupações quanto às escolas locais, que ensinam unicamente na língua chinesa, um número cada vez maior de expatriados, como a americana Julie Johnson, estão-se voltando para uma terceira alternativa, o homeschooling.

Julie começou a ensinar Kaylen, a sua filha de 11 anos de idade, em Taiwan, antes da família ter ido viver para Pequim, há três anos. Seguindo um currículo americano on-line, Julie, que possui um mestrado em Literatura Chinesa, ensina tudo à filha, desde a matemática à geografia.

Homeschooling não significa ficar fechado em casa. Além das três horas de estudo, o horário da filha inclui aulas de ioga, natação, música e dança. Julie também leva a filha a viagens de estudo por toda a China, e acredita que esta é a melhor forma, e a mais interessante, de conhecer um país estrangeiro.

Juntamente com outros pais, Julie fundou a Rede dos Homeschoolers de Pequim, uma comunidade de famílias que partilham recursos e organizam actividades de grupo.

Continua aqui.

Sem comentários: