Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

domingo, 17 de outubro de 2010

A doença dos diplomas

Diploma disease é um termo desenvolvido por Ronald Dore como parte da sua crítica à excessiva dependência quanto ao processo de seleção das instituições educacionais formais (e, portanto, das qualificações) como prova de habilidade, treino e mérito para entrada em certas profissões, carreiras ou no mercado de trabalho interno. Este fenómeno é por vezes chamado inflação de credenciais (ou qualificações) acadêmicas.

Como consequência não-intencional da crença de que as qualificações acadêmicas são essenciais para se conseguir os empregos mais bem pagos e mais seguros, os indivíduos esforçam-se continuamente por obter qualificações acadêmicas cada vez mais altas a fim de conseguirem empregos que anteriormente não exigiam estas qualificações, e para os quais a educação que adquiriram nem sequer os prepara.

A educação torna-se assim um mero processo ritualista de acumular qualificações.


Fonte: GORDON MARSHALL. "diploma disease." A Dictionary of Sociology. 1998.

Vale a pena ler:
Healing Ourselves from the Diploma Disease (abre ebook)
Healing Diploma Disease

Sem comentários: