Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

domingo, 10 de outubro de 2010

A educação autónoma

O aprendizado autónomo, ou unschooling, é uma filosofia de educação que vê os alunos como pessoas que podem e devem ser autônomas, ou seja, responsáveis pelo seu próprio processo de aprendizagem.

A educação autónoma ajuda os alunos a desenvolverem a sua auto-consciência, visão e liberdade de discussão. Estes atributos ajudam-nos a serem independentes na aprendizagem.

A educação autónoma é muito popular entre os pais que educam os filhos em casa. São as crianças que normalmente decidem que projectos fazer ou que interesses desejam aprofundar. Por exemplo: a criança que adora música decide aprender a tocar o seu instrumento musical preferido. Na educação em casa isto ocorre em todas as disciplinas, desde a matemática ao inglês. Na Universidade, os estudantes devem aprender de forma independente, sem o apoio constante de aulas e professores: isto é conhecido como aprendizagem autónoma.

De acordo com Home Education UK, esta filosofia de educação surgiu da epistemologia de Karl Popper, em The Myth of the Framework: In Defence of Science and Rationality.

Popper defende o racionalismo crítico, a democracia liberal e os princípios de crítica social que acredita serem os fundamentos da "sociedade aberta".

Adaptado daqui.

Sem comentários: