Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sábado, 2 de outubro de 2010

Suécia torna o homeschooling ilegal

A Suécia acaba de aprovar uma lei que torna o ensino doméstico ilegal, e isto poderá vir a ter repercussões em todos os países da União Europeia.

Neste caso em particular, Dominic Johansson, de 7 anos de idade, foi retirado dos pais à força por policiais armados quando a família estava num avião a caminho da Índia, país de origem da mãe do menino. Os Serviços Sociais suecos apreenderam Dominic, alegando que estava sendo educado em casa (que nessa altura era legal na Suécia) e, por conseguinte, era "socialmente desfavorecido". Um ano e meio depois, os pais de Dominic continuam lutando para conseguir o seu único filho de volta.

Podem ler o pedido dirigido ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, composto pela advogada Ruby Harrold-Claesson, que preside o Comité Nórdico dos Direitos Humanos, aqui. (E podem ler sobre os outros trabalhos heróicos do NCHR aqui.)

No dia 2 de Setembro o último recurso foi ouvido pelo sistema legal sueco. Depois de 9 horríveis horas, os pais sentiram esperança que lhes iriam devolver o filho. Tiverem de submeter-se a uma completa avaliação psicológica e julgavam ter apresentado provas suficientes a seu favor. Infelizmente, receberam recentemente uma carta informando que o tribunal decidiu apoiar os Serviços Sociais.

Peço a todos que praticam o ensino domiciliar e a todos que valorizam a liberdade de educação e os direitos da família que apoiem os pais de Dominic na sua luta para conseguirem o filho de volta e que ajudem a conscientizar o público sobre este caso que terá repercussões na vida de todas as famílias que educam os filhos em casa na Suécia, uma vez que serão forçadas a emigrar ou a mandar os filhos para a escola. Este caso pode vir a desencadear uma legislação semelhante contra o homeschooling em toda a Europa.

Por favor, ajudem o Dominic

Se usam o Facebook, visitem esta página

podem também assinar esta petição.

Leiam o blog criado pelas pessoas que trabalham para a HSLDA

e vejam este pequeno filme feito pelo pai de Dominic...



Obrigada!

Update: Homeschoolers Leave Sweden under Pressure and Protest

Sem comentários: