Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bulgária: Homeschoolers enfrentam resistência

Na 5a conferência anual sobre o homeschooling na Bulgária, realizada em Agosto de 2010, resolveu-se formar a Associação para a Educação Domiciliar na Bulgária (AHE-Bulgária). O conselho de directores da organização apresentou documentos para registrar oficialmente a associação com o tribunal regional da pequena cidade de Silistra, localizada no nordeste da Bulgária. Várias famílias que praticam o ensino doméstico vêm desta área.

Quando o tribunal rejeitou o pedido, afirmando que a lei búlgara reconhece apenas a educação formal em escolas financiadas ou aprovadas pelo Estado, decidiram que apelar seria inútil e que poderia atrair publicidade negativa para o movimento ainda frágil do homeschooling. Actualmente, cerca de 60-100 famílias praticam o ensino doméstico neste país de 7,5 milhões de pessoas. Apesar de ser proibido, essas famílias continuam praticando o homeschooling e trabalhando diligentemente para influenciar o quadro jurídico do país.

Na Bulgária, a lei prevê multas até dois terços do salário mínimo para os pais que não enviam os filhos para a escola. Felizmente, essas multas ainda não foram aplicadas. No início deste ano, em Sofia, capital da Bulgária, uma família de homeschoolers recebeu cartas de funcionários da escola e do prefeito local ameaçando multas. A família tinha recentemente retirado os filhos da escola e optado pelo homeschooling.

Os homeschoolers búlgaros pedem que nos juntemos a eles em oração, rezando pelas famílias cristãs que decidiram educar os filhos em casa e que enfrentam um futuro inseguro num ambiente jurídico hostil. A HSLDA compromete-se a continuar a apoiar o movimento do ensino doméstico na Bulgária. Obrigado por apoiarem esta luta pela liberdade e estes colegas homeschoolers nesta altura de necessidade!

Fonte

Sem comentários: