Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 9 de novembro de 2010

"Faça você mesmo" na educação

Faça você mesmo refere-se à prática de fabricar ou reparar algo por conta própria em vez de comprar ou pagar por um trabalho profissional. Associado ao anticonsumismo, o faça você mesmo, concebido como princípio ou ética, questiona o suposto monopólio das técnicas por especialistas. ~ Origem: Wikipédia

Mark Frauenfelder, editor-chefe da revista MAKE, fundador do blog colaborativo Boing Boing, e autor do livro Feito à Mão: Buscando Significado num Mundo Descartável. Sentou-se com Ted Balaker da Reason.tv para falar sobre guitarras feitas de caixas de charutos, o valor do erro como parte integral do processo criativo, e o que o movimento Do-It-Yourself nos pode ensinar sobre a educação.



Aqui fica a tradução livre de um trecho:

P: Você mencionou a prática do faça você mesmo no campo da educação: a desescolarização, ou unschooling. Pode descrever o que é o unschooling ?

R: O unschooling é deixar as crianças ficarem entediadas em casa e entediadas com os amigos e criarem as suas próprias maneiras de aprender. Você pode sugerir projetos - se o seu filho manifesta interesse em fazer uma pipa, você pode ajudá-lo a fazer uma. E ao fazerem a pipa vocês aprendem geometria e ângulos, aprende sobre o tempo, sobre materiais, sobre física. Este tipo de aprendizagem é baseada em projectos. É a melhor maneira de aprender.

P: Você acha que estamos demasiado obcecados com certificação - você tem que obter a licenciatura certa - e depois esquecemo-nos da experiência das coisas?

R: Olhe para pessoas como Bill Gates, Steve Jobs, Larry Ellison. Todos eles abandonaram a escola. Algumas das pessoas mais inteligentes que eu conheço em jornalismo e em DIY, pessoas bem sucedidas, nunca frequentaram a faculdade. Algumas até abandonaram a escola porque queriam ter experiências e tentar fazer as coisas eles mesmos. Eu não acho que isso seja algo para todos. Algumas pessoas provavelmente deveriam permanecer na escola. Mas aprende-se muito mais desta forma do que ficando na escola a estudar o que os outros estão fazendo.

Origem: Reason

Sem comentários: