Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Família de artistas opta pelo unschooling

Os Greco são uma família de artistas em San Diego. Rob, o pai, é professor de ensino médio e Lizette, a mãe, é uma artista que trabalha e ensina os filhos em casa - Sophia, de 11 anos, e Enzo, de 10 anos. Optaram pelo unschooling a fim de incentivar a imaginação e seguir os interesses criativos dos filhos.

Abaixo deixo uma apresentação das crianças nos trajes que criaram para o Halloween no ano passado. As crianças desenharam os próprios trajes a partir das suas fantasias e a família fa-los juntos, usando tecidos e materiais reciclados.

O início do slideshow apresenta um pequeno vídeo de um projecto de arte feita pelos Grecos para o Novo Museu das Crianças (actualmente em exibição). Após o vídeo, vemos os figurinos que fizeram.



Podem ler outro artigo sobre os Greco aqui.
Eis um trecho:

"Um dos aspectos originais do estilo de vida dos Greco é a forma como o casal educa os filhos. Eles não vão à escola. São educados em casa, mas não praticam o homeschooling, pelo menos da forma como o termo é geralmente entendido.

Segundo Rob, professor de ensino médio, o termo que melhor descreve a sua filosofia é "unschooling". Este modelo existe desde os anos 1970s: não usam currículos nem sistemas de avaliação. Em vez disso, seguem os interesses da criança e a sua curiosidade natural."

2 comentários:

Rah Sandara disse...

Bem legal, bom saber que mais e mais pessoas estão percebendo que a felicidade em nada tem haver com diplomas e provas...

Paula disse...

O maior problema e o único que nos deve preocupar é vivermos felizes ~ Voltaire