Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

domingo, 7 de novembro de 2010

Nórdicos diferem quanto ao homeschooling

No norte da Europa, dois países diferem na sua resposta ao homeschooling. A Finlândia alegra-se quando os pais decidem educar os filhos em casa, enquanto que a Suécia continua o percurso cada vez mais perigoso do ostracismo e perseguição das famílias que procuram exercer o direito de educar os filhos fora da escola. Problemas recentes enfrentados pelos homeschoolers suecos - como a negação dos direitos de "devido processo", multas, processos judiciais e fuga do país -, demonstram a atitude e o comportamento da Suécia.

Numa recente reunião com homeschoolers finlandeses, Timo Lankinen, Director-Geral do Finnish National Board of Education, afirmou que a Constituição finlandesa "apoia plenamente" o homeschooling. Lankinen salientou que este ponto crucial deve nortear toda a discussão sobre o ensino domiciliar na Finlândia. Ele acrescentou que o homeschooling merece mais atenção do que tem recebido até agora por parte da actual administração finlandesa.

O relacionamento positivo entre as autoridades finlandesas e os homeschoolers demonstra que o antagonismo demonstrado pelos funcionários da Suécia aos homeschoolers é totalmente desnecessário. HSLDA apela à Suécia que observe a relação positiva entre o ensino doméstico e o Estado na Finlândia, sua vizinha, e que deixe de maltratar as famílias que tomam responsibilidade pela educação dos seus filhos.

Ler o artigo aqui.

Sem comentários: