Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Holanda: Inquérito à Educação em Casa

Na Holanda, o ensino doméstico não é tecnicamente reconhecido pela lei. A lei da Educação Obrigatória, artigo 2, n º 1, afirma que a frequência escolar é obrigatória. Pode-se, no entanto, obter uma isenção religiosa (mais na pg 5 deste apêndice).

***

No dia 13 de Dezembro 2010, o ministro da educação deu sua resposta à pesquisa suplementar de Blok, Triesscheijn e Karsts sobre a Educação Domiciliar.

(...) o texto do novo ministro não revela (...) a pretensa superioridade moral dos governantes que se dedicam ao melhoramento do simples cidadão. Agora, o comunicado diz apenas que:

«Das 2 pesquisas, parece que todos os pais praticam o ensino doméstico apesar do facto de não ser legal [ou de não serem legalmente obrigados a fazê-lo]. Em geral, praticam o ensino doméstico de uma forma consciente. A educação em casa parece não diminuir as oportunidades dos estudantes continuarem seus estudos a nível superior nem de entrarem para o mercado de trabalho. Não há indícios de abuso com relação às crianças em causa».

Depois, este ponto prático é adicionado:

"Possíveis medidas legais relativas à supervisão da qualidade da educação em casa poderiam facilmente levar a custos desproporcionais na implementação e nos encargos administrativos. Isso seria contra a política do gabinete de se pronunciar sobre os princípios mais importantes e de reduzir os custos administrativos."

Algo a ser celebrado, não só pelos pais-educadores mas por todos os libertários entre nós.

Fonte

Links
Home Education in The Netherlands
Homeschooling na Holanda
Apêndice (ver pg 5)

Sem comentários: