Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Homeschoolers criam "escola livre"

Na Inglaterra, um grupo de pais que educam os filhos em casa está a planear utilizar uma nova lei para criar a primeira "escola livre" do concelho.

As três mães que estão por trás do plano retiraram os filhos da escola pública e dizem que a sua futura escola para 60 alunos entre os 4 e os 16 anos de idade vai oferecer um tipo diferente de educação, e que esta não vai ser baseada no Currículo Nacional.

O Governo aprovou uma lei em Julho dando aos pais, instituições de caridade e empresas a possibilidade de criarem escolas apoiadas por fundos estatais, mas sem as usuais restrições.

Os pais-homeschoolers, que se reuniram com o primeiro-ministro para discutir os seus planos, esperam que a escola possa abrir em Setembro de 2011.

Louisa Nutt, 43, ex-professora que educa em casa os 2 filhos gêmeos de 5 anos, disse ter iniciado negociações para a aquisição das instalações.

Ela disse: "Cada família tem razões diferentes para educar em casa e quando surgiu a oportunidade de criarmos a nossa própria escola, isso pareceu ser bom demais para ser verdade. Vamos conseguir transmitir muitos dos nossos ideais. Gostaríamos de contratar professores mas manter os nossos fortes valores fundamentais, incluindo o envolvimento parental".

Susie Coul, 35, mãe de 3 filhos, disse que o Currículo Nacional, os testes, exames e o bullying foram as razões que a levaram a tirar os filhos da escola estadual. Disse: "Prefiro que os meus filhos não sejam submetidos a isso."

Fonte

2 comentários:

bruno nobru disse...

Olá Paula, que boa notícia, espero que a inciativa logo se espalhe pelo globo e possa se desenvolver ainda mais. Vez ou outra passo por seu blog e sempre me traz conteúdo que me acrescenta!

Recentemente fiz um curso sobre "Métodos Participativos na Educação", foi um curso muito interessante e prático, com o uso de diferentes metodologias e arte, fiz um comentário com fotos sobre o curso em meu blog, qualquer dia apareça por lá: www.brunocarrasco.com .

Obrigado, saudações do Brasil.

Aprender sem escola disse...

Olá Bruno,

Eu apareço sempre no teu blog, que gosto de seguir, mas geralmente não deixo comentários, às vezes por preguiça, outras vezes por falta de tempo.

O curso que fizeste deve ter sido mesmo muito interessante, e se foi muito prático ainda melhor!

Saudações da Inglaterra.