Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sábado, 15 de janeiro de 2011

Ensino doméstico: como começar? Parte II

Parte I aqui.

Quais são os pilares da educação para o século XXI?

A leitura continua a ser uma habilidade importante, mas em vez da caligrafia eu diria que a literacia informática, as habilidades de pesquisa e a criatividade são muito mais importantes para a criança moderna. Aritmética complexa já não é tão essencial como era há 100 anos, com tantas calculadoras baratas facilmente disponíveis.

Muito mais importante para os vossos filhos é a compreensão de conceitos matemáticos que lhes permitam utilizar as calculadoras de uma forma inteligente. A capacidade de raciocinar é muito mais importante do que "factos" aritméticos. Eu diria que as 3 coisas mais importantes são a leitura, a pesquisa e o raciocínio.

Aprender através da leitura

Se os vossos filhos lerem muito, eles irão aprender uma quantidade enorme de coisas, mesmo que a intenção deles não seja essa. Incentivem-nos a ler obras de não-ficção, assim como ficção. Existem excelentes livros como as séries História Horrível e Ciência Horrível que a maioria das crianças gosta. Embora acabem por esquecer muitas coisas, é incrível a quantidade de coisas que ficam na memória!

Há também livros de ficção baseados em contextos históricos que, na minha experiência, permitem uma melhor compreensão da história do que alguns livros didáticos. Mesmo que os vossos filhos não gostem de ler, vocês podem ler para eles. Esta é uma maneira maravilhosa de criar laços familiares e partilhar os livros preferidos na nossa infância - e muitos adolescentes continuam a apreciar estes momentos de leitura em família!

Escolham uma mistura de clássicos, romances históricos e de ficção contemporânea que apele a todos vocês mas não tentem fazer com que a leitura seja "educacional".

Parte I - Parte 3

Sem comentários: