Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ensino doméstico: como começar?

Os teus filhos frequentavam a escola mas agora resolveram aprender de outra forma, a partir de casa. Como começar?

Não, não! Não percam tempo tentando descobrir os melhores livros didáticos nem preocupando-se com currículos. Muitas famílias descobriram que nesta fase inicial, de transição, o melhor é começar com um período de "deschooling", ou "des-escolarização".

Se os teus filhos tiveram problemas na escola, tais como o bullying ou stresse devido aos exames, ainda é mais importante passar um tempo relaxando em família, lendo, discutindo questões, sonhando, falando sobre metas e ambições, e clarificando o que significa educação para vocês.

Deschooling - Começando a educação em casa devagarinho

As famílias que praticam o ensino domiciliar descobriram que quanto mais tempo as crianças passaram na escola mais tempo precisam para relaxar e 'descolarizar' suas mentes antes de iniciarem quaisquer estudos formais. Geralmente sugerem que precisam de pelo menos um mês por cada ano de escola. Assim, se uma criança de 10 anos passou 5 anos na escola, ela precisaria de pelo menos 5 meses de repouso em casa sem fazer qualquer aprendizado formal. Claro, isto varia de criança para criança, mas é essencial não se apressarem e iniciarem um programa de educação de imediato, especialmente se os vossos filhos foram retirados da escola depois de muito stress. Fortalecer relações de família e a auto-estima das crianças é muito mais importante.

Vocês também vão descobrir que, como pais, vão precisar de "desescolarizar a vossas mentes". Precisam ultrapassar a ideia de que a aprendizagem só acontece em salas de aula, em períodos de 50 minutos ou com cadernos e canetas. Educação não tem de começar às 9 hrs da manhã, nem tem de continuar até ao meio da tarde.

Tudo que os vossos filhos fazem é educacional, desde o momento que acordam até tornarem a adormecer. E a aprendizagem formal ocorre de maneiras diferentes, dependendo das crianças e das circunstâncias. Prestem atenção aos momentos em que o ensino pode ocorrer naturalmente, momentos em que os vossos filhos manifestam interesse por determinado tópico, momentos em que fazem perguntas, e ajudem-lhes a desenvolver as suas capacidades de pesquisa para que eles mesmos descubram as respostas. Encorajem-lhes a investigar tudo que lhes desperta o interesse, e lembrem-se que a aprendizagem ocorre mesmo que não existam provas da sua ocorrência, mesmo que ninguém escreva uma redação sobre a experiência.

Continua aqui.

Fonte

1 comentário:

Dalaiama disse...

Maravilhosa esta sequência de textos!!! :) Muito pedagógica para nós pais!!!