Os teus filhos frequentavam a escola mas agora resolveram aprender de outra forma, a partir de casa. Como começar?
Não, não! Não percam tempo tentando descobrir os melhores livros didáticos nem preocupando-se com currículos. Muitas famílias descobriram que nesta fase inicial, de transição, o melhor é começar com um período de "deschooling", ou "des-escolarização".
Se os teus filhos tiveram problemas na escola, tais como o bullying ou stresse devido aos exames, ainda é mais importante passar um tempo relaxando em família, lendo, discutindo questões, sonhando, falando sobre metas e ambições, e clarificando o que significa educação para vocês.
Deschooling - Começando a educação em casa devagarinho
As famílias que praticam o ensino domiciliar descobriram que quanto mais tempo as crianças passaram na escola mais tempo precisam para relaxar e 'descolarizar' suas mentes antes de iniciarem quaisquer estudos formais. Geralmente sugerem que precisam de pelo menos um mês por cada ano de escola. Assim, se uma criança de 10 anos passou 5 anos na escola, ela precisaria de pelo menos 5 meses de repouso em casa sem fazer qualquer aprendizado formal. Claro, isto varia de criança para criança, mas é essencial não se apressarem e iniciarem um programa de educação de imediato, especialmente se os vossos filhos foram retirados da escola depois de muito stress. Fortalecer relações de família e a auto-estima das crianças é muito mais importante.
Vocês também vão descobrir que, como pais, vão precisar de "desescolarizar a vossas mentes". Precisam ultrapassar a ideia de que a aprendizagem só acontece em salas de aula, em períodos de 50 minutos ou com cadernos e canetas. Educação não tem de começar às 9 hrs da manhã, nem tem de continuar até ao meio da tarde.
Tudo que os vossos filhos fazem é educacional, desde o momento que acordam até tornarem a adormecer. E a aprendizagem formal ocorre de maneiras diferentes, dependendo das crianças e das circunstâncias. Prestem atenção aos momentos em que o ensino pode ocorrer naturalmente, momentos em que os vossos filhos manifestam interesse por determinado tópico, momentos em que fazem perguntas, e ajudem-lhes a desenvolver as suas capacidades de pesquisa para que eles mesmos descubram as respostas. Encorajem-lhes a investigar tudo que lhes desperta o interesse, e lembrem-se que a aprendizagem ocorre mesmo que não existam provas da sua ocorrência, mesmo que ninguém escreva uma redação sobre a experiência.
Continua aqui.
Fonte
MEC lança campanha de astrologia para alunos na internet, mas deleta posts logo depois de críticas de leitores de que tal campanha nasceu da influência de Olavo de Carvalho, que tem histórico de astrólogo, no ministro da Educação
-
MEC lança campanha de astrologia para alunos na internet, mas deleta posts
logo depois de críticas de leitores de que tal campanha nasceu da
influência de...


1 comentário:
Maravilhosa esta sequência de textos!!! :) Muito pedagógica para nós pais!!!
Enviar um comentário