Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A escola da vida: unschoolers canadenses

Loïc, 14 anos (na foto com a mãe) não vai à escola desde a 2a classe. Ele adora filosofia, história e tocar violino.

No Quebec, milhares de crianças são educadas em casa. Destas, algumas (o seu número é impossível de quantificar) são mesmo "descolarizadas". Educadas, sim, mas na escola da vida. Sem livros didáticos nem currículos nem horários. Uma filosofia diferente, certamente, mas que nem todos os observadores estão prontos a condenar.

Ora vejam: Julie tem dois filhos, um com 9, outro com 12 anos. Não colocam os pés na escola há anos. Alguns julgam que fazem "escola em casa", mas estão errados. Na verdade, Julie faz tudo menos escolarizar em casa. Em vez de escolarizar, dizem que "vivem". Na boa vida?

"Nós levantamo-nos quando acabamos de dormir e vamos dormir quando temos sono", diz ela, rindo.

À primeira vista, seu estilo de vida liberal pode parecer radical, quase irresponsável, quase negligente.

Seus filhos não têm horário. Fazem o que querem e quando querem. Neste momento estão decorando o seu quarto. Medindo os móveis, avaliando o volume das mobílias. O mais velho passa bastante tempo no computador, o mais jovem é fascinado pelo desenho.

Continua aqui.

Ver também
Déscolarisation: une philosophie méconnue
La déscolarisation au Québec

Sem comentários: