Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O que está errado com a educação? A escola!

Debates sobre a educação giram muitas vezes em torno de testes padronizados, impostos e financiamento, certificação de professores - enfim, tudo menos a melhor forma de ajudar as crianças a desenvolverem a sua capacidade de aprender.

Everywhere All the Time apresenta várias alternativas, históricas e contemporâneas, ao ensino tradicional, demonstrando que a capacidade de aprendizagem das crianças diminui assim que elas entram em instalações burocráticas e institucionais.

A tendência é para um cepticismo cada vez maior em relação ao modelo actual das escolas públicas e privadas. Elas falham em suas tentativas de oferecer às crianças as habilidades que elas precisam para se transformarem em estudantes autónomos, saudáveis e auto-dirigidos. Elas sufocam a criatividade e incentivam a conformidade do pensamento. Elas utilizam medidas disciplinares draconianas e um único método de ensino para todos. O controle da educação pelo governo e a intrusão das corporações tem sido um desastre para as comunidades preocupadas com o bem-estar da juventude.

Alternativamente, o projecto da "desescolarização" oferece às crianças estratégias de aprendizagem auto-dirigida, incentiva o desenvolvimento de comunidades e a participação dos pais no processo de aprendizagem, desenvolve o pensamento crítico necessário à participação activa e ao auto-governo democrático, e alivia os efeitos psicológicos negativos dos métodos da educação tradicional.

Colaboradores incluem, entre outros, Ivan Illich, Grace Llewellyn, John Taylor Gatto, Vinoba Bhave, Emma Goldman, Gustava Esteva, Madhu Prakash, Pat Farenga, entrevistas com unschoolers e uma série de alternativas à escola em Israel, Tailândia, Índia e Mali.

Matt Hern mora e trabalha em East Vancouver, com sua companheira e filhas. Ele dirige o Purple Thistle Centre e fundou o Car-Free Vancouver Day. Seus livros foram publicados nos 6 continentes e traduzidos para vários idiomas. Ele continua a dar palestras. Seus livros incluem Field Day: Getting Society Out of School e Watch Yourself: Why Safer Isn't Always Better.

Sem comentários: