Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 1 de março de 2011

Laura Mascaró fala sobre "la educación en casa"

O que se segue foi retirado do excelente blog La opción de educar en casa.



César Vidal entrevista Laura Mascaró, Presidenta da Asociación para la Libre Educación.

1. Laura respondeu à pergunta de Jose Alejandro Vara, editor da Vocento, "o homeschooling é uma rejeição da escola como instituição ou do nível profissional dos professores?", dizendo que "optar pela educação em casa não significa necessariamente estar contra a escola. E isso é algo em que insistimos muito. Não somos contra a escola e a nossa mensagem não é que o homeschooling é a panacéia para todas as famílias, mas que é para algumas. Nós não rejeitamos completamente a escola ou, pelo menos, nem todas as famílias o fazem."

2.Perante a pergunta de João Muller, director adjunto do El Mundo, com respeito à oferta de educação obrigatória como um remédio para a marginalização e maus tratos infantis, Laura afirma que a escola não pode detectar todos os casos de maus-tratos, "e voltamos à questão da regulamentação legal: se o homeschooling fosse reconhecido na Espanha haveria um certo controle. Eu não tenho problema nenhum em abrir a minha casa aos serviços sociais ou a pessoa correspondente para que compreendam que meu filho está bem. Eu sou a primeira a querer que se comprove que as crianças estão bem."

3. Finalmente, salienta que a flexi-escola, em sua opinião, "seria uma opção desejável em Espanha."

4. Conforme dados do homeschooling na Espanha:
3000 ou 4000 famílias (dobro de crianças)
250 famílias na ALE
50 famílias na Coordenadora

2 comentários:

Vinicius.C disse...

Olá!!

Passando para desejar uma ótima noite!!

Espero ve-la no Alma!

Paula disse...

Olá Vinicius,
Bonita poesia a tua :-)