Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quarta-feira, 6 de abril de 2011

II Congresso sobre o homeschooling na Espanha


A Universidade de Navarra organiza, para Novembro, o II Congresso sobre o homeschooling (educação em família). Uma excelente oportunidade para aprender e partilhar perspectivas diferentes sobre a educação em casa.


De acordo com o artigo mi casa es mi collegio, Carlos Cavo, um professor catedrático da Universidade de Oviedo que está trabalhando numa tese de doutoramento sobre o Home Schooling na Espanha, disse que:

"As crianças recebem uma educação adaptada às suas necessidades. Aprendem quando têm motivação e os horários são ajustados às crianças, e não o contrário."

Entre 2008 e 2009, entrevistou 114 famílias espanholas (ou estrangeiros residentes na Espanha) e fez um perfil do educador em casa.

Mais de 50% são licenciados universitários e 45% se declaram de centro. 76% não praticam nenhuma religião, seguidos por 23% de católicos. As razões são pedagógicos (58%), pessoais (18, 6%), sócio-relacionais (12, 7%), políticos (8,3%) e religiosos (1,9%).

Em Espanha, existem entre 600 e 1.000 crianças que aprendem em casa e não acreditam que a lei vai mudar: "O Estado quer controlar-nos mais. Além disso, há um receio compreensível que algumas minorias, por exemplo grupos de imigrantes, se aproveitem e decidam não escolarizar os filhos."

Sem comentários: