Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 8 de abril de 2011

John Holt “Como as Crianças Aprendem”

Depois de muitos anos trabalhando em escolas, John Holt ficou profundamente desiludido com o sistema de ensino. Convencido que a reforma escolar não era possível, começou a advogar o homeschooling. Afirmava que seria inútil retirar as crianças da escola para em seguida recriar esse mesmo ambiente escolar em casa. Acreditava que as crianças que crescem num ambiente de aprendizagem rico e estimulante aprendem quando estão prontas para aprender. Holt acreditava que as crianças não deviam ser forçadas a aprender, uma vez que elas aprendem naturalmente quando lhes é dada a liberdade de seguirem os seus próprios interesses e uma rica variedade de recursos. Esta linha de pensamento passou a ser chamada unschooling.


Parte 2 - Parte 3 - Parte 4

Esta é a palestra de John Holt para professores de Gotemburgo, Suécia, em 1982. Ele estava revisando "Como as crianças aprendem" na altura em que estava fazendo sua turnê escandinava, e partilha novos pensamentos e ideias deflagrados pelo seu contacto com homeschoolers. Em 2010 a Suécia proibiu o homeschooling, alegando que o Estado oferece um sistema de educação e por isso as famílias não precisam de educar os filhos em casa. No entanto, como John Holt salienta, a verdade é que o ensino não-requisitado impede o aprendizado, especialmente nas crianças mais novas. Em sua opinião, as escolas deveriam funcionar como bibliotecas públicas, tanto em espírito como em organização.

Sem comentários: