Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 11 de abril de 2011

O que leva tantos pais ao ensino doméstico?


Até recentemente, a educação em casa era considerada um fenômeno marginal, algo praticado por famílias religiosas que procuravam controlar a educação moral e espiritual dos seus filhos.

Mas a verdade é que - das comunidades hip no Brooklyn às pequenas cidades rurais no sul -, são cada vez mais os pais que estão retirando os filhos das escolas públicas e assumindo o papel de professor a tempo inteiro.

Brian Ray, presidente do National Home Education Research Institute estima que mais de 2 milhões de crianças foram educadas em casa nos Estados Unidos em 2008. Em 1999, o número de alunos estudando em casa era apenas 850.000.

Brian Ray diz-nos que as crianças que aprendem em casa já não encaixam em determinado perfil. Tal como as crianças que frequentam a escola, as crianças educadas em casa vêm de diversos backgrounds religiosos, políticos, econômicos e acadêmicos.

O que leva tantos pais a optar pela aprendizagem fora da escola?
Três mães partilham a sua história aqui.

Sem comentários: