Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A situação dos homeschoolers galegos

Original aqui.

O grupo de famílias homeschoolers galegas Educar na Casa lançou recentemente uma campanha contra a entrada do projeto de lei de apoio à família e à convivência no Parlamento Galego. Eis o texto aprovado pelo governo regional que faz do ensino doméstico uma situação de negligência:

Artigo 52. Situações de negligência. Consideram-se situações de negligência as seguintes:

j) A falta de escolarização habitual da criança ou adolescente com o consentimento ou tolerância dos pais ou pessoas que exerçam a guarda.

Como podem ver aqui, as famílias da Galiza que educam em casa receiam que se a lei for aplicada sem nenhum tipo de alteração, a Xunta poderá assumir a guarda e custódia das crianças educadas em casa.

A campanha começou com uma demonstração de blogs após a aprovação do projeto de lei.

As famílias insistem que educar em família não é desamparo e pedem o apoio de todos que acreditam que o homeschooling não deveria ser considerado como negligência mas como a decisão séria que é, tomada pelos pais que, afinal, estão exercendo a sua autoridade parental no interesse dos filhos. Além disso, estas famílias criaram uma página no Facebook, Colectivo Educar na Casa, a que se podem juntar todas s pessoas que, educadas em casa ou não, compreendem a preocupação destas famílias.

Outras ações deste grupo de famílias incluem consciencializar a sociedade da situação preocupante dos homeschoolers galegos através de vários meios, desde vídeos a artigos como mi casa es mi colegio e cando ensinar na casa se convirte num delito.

Ver também
Homeschooling Spain
Botons: Portal gallego de educación
Aprender sem escola
Clonlara School: Boletín virtual
Galicia confidencial
Bajo el diente de león
El desamparo gallego

1 comentário:

♥ meninheira ♥ disse...

Paulinha, muito obrigada pelo apoio tao grande que nos estás a dar.

Um beijinho
m*