Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sábado, 30 de abril de 2011

Unschooling e a importância dos elos familiares na aprendizagem

Dayna Martin, falando sobre a importância dos vínculos familiares e como se relacionam com a aprendizagem num excerpto do documentário Class Dismissed: Educação e a Ascensão do Ensino Doméstico nos EUA. Mais aqui.



Acho que o unschooling radical - e viver esta filosofia - é re-priorizar completamente. Fomos tão condicionados a pôr as instituições primeiro, a pôr a escola primeiro, a colocá-la antes da família, antes de tudo mais. E temos que pedir autorização à instituição para estarmos com os nossos filhos. Temos que pedir autorização! Isso não é liberdade! Que ilusão de liberdade! Vocês não percebem que não devíamos ter que fazer isso?

Gosto de explicar às pessoas que uma fundação familiar saudável é a prioridade número 1 para a nossa família, de onde o resto cresce. Por isso adoro priorizar, pôr a conexão familiar em primeiro lugar, antes de todo o resto e, depois, os nossos interesses; e a aprendizagem ocorre como um efeito secundário dessa re-priorização.

Sem comentários: