Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 24 de maio de 2011

Ensino doméstico na Irlanda

Para Aoife, mãe de 3 filhos, as manhãs começam normalmente com a filha Riana pedindo uma lição de matemática.

"Ela traz o livro, o seu ábaco, eu mostro-lhe como fazer uma ou duas contas, e depois ela lá as vai fazer."

Aoife está sentada a amamentar o seu bebê no museu infantil de Dublin, onde vai duas vezes por mês com os filhos Joe (6), Riana (5) e Liam (6 meses) encontrar-se com outros membros do Home Education Network.

Aoife é uma entre as mil (ou mais!) mães irlandesas - o número exato é desconhecido - que têm desafiado a tradição educando os filhos em casa.

"A sua sede de aprender é inacreditável! Nós não fazemos aulas estruturadas, nem x horas de actividades educacionais por dia, mas observei que desde uma idade muito precoce o meu filho queria aprender o alfabeto".

As coisas mudaram muito desde 1980 e 1990, quando a própria Aoife foi educada em casa com seus irmãos. O ensino doméstico emergiu das sombras, com organizações voluntárias, como a HEN, ajudando a criar as estruturas sociais e os modos de colaboração necessários para esta comunidade de pais-educadores.

Ler o artigo aqui.

Sem comentários: