Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 3 de maio de 2011

Sê verdadeiro contigo próprio

Educados fora da escola, seguem o seu próprio currículo, se é que seguem algum!


Às 9:30 da manhã, numa quarta-feira, após uma forte chuvada, Spencer, de 13 anos, senta-se no topo de uma colina inspecionando o seu redor. Enquanto a maioria dos miúdos de Albemarle estão sentados numa sala de aula, Spencer está examinando a natureza, observando a mudança das cores das folhas, os novos brotos e evidência de vida animal. A vista é maravilhosa: vários acres intocados e um pequeno riacho. Encostado numa árvore balançando as pernas, está pensativo, calmo e controlado.

O silêncio é rapidamente quebrado pelas gargalhadas dos seus companheiros exploradores. Apesar de ser um dos 500 jovens educados a partir de casa em Charlottesville e Albemarle, não deixa de receber instrução e interagir bastante com os seus colegas. Na verdade, está matriculado num curso através da Living Earth School, uma das várias organizações locais que oferecem apoio aos jovens que optam pelo ensino doméstico. Nesta "escola", onde Spencer é um dos mais velhos do grupo, aprendem uma série de habilidades baseadas na natureza: táticas de sobrevivência, a linguagem das aves, fontes de alimentos, cozinha primitiva, rastreamento de animais, e assim por diante.

Os colegas discutem o impacto das recentes chuvas no local onde se encontram. Spencer olha na direção do acampamento. Uma dúzia de mochilas e lancheiras são colocadas num círculo lá embaixo, onde dois instrutores verificam as actividades do dia. Ouve a chamada para voltar ao acampamento, deixa o topo da colina e vem juntar-se aos outros.

Curiosos? Podem ler o resto aqui.

Sem comentários: