Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Avebury, o maior monumento neolítico da Europa

Fomos visitar Avebury, um sítio mágico. Fica situado na Inglaterra, no condado de Wiltshire, onde encontramos vários círculos de pedra.

É um dos melhores e maiores monumentos Neolíticos da Europa, com cerca de 5.000 anos, ainda mais antigo que Stonehenge, que fica a cerca de 32 km mais ao sul.

Grande parte da vila fica dentro do monumento. A foto acima mostra a igreja anglicana da vila, que tem uma nave saxónica do século XI e onde podemos ver 2 janelas originais desse período. As duas fotos abaixo mostram casinhas típicas da vila.

Para muitos adeptos das religiões pagãs contemporâneas, Avebury é considerada um local sagrado. Eles vêem o monumento como um "templo vivo", que associam aos antepassados e aos espíritos da terra. Normalmente, os ritos pagãos são realizados em público, atraindo multidões de visitantes, especialmente em ocasiões como o solstício de verão.


Os ritos druídicos realizados em Avebury são conhecidos como eisteddfod e envolvem a invocação de Awen (inspiração), normalmente com poemas, canções, histórias e a recitação da Oração e Votos Druidas. Em muitos casos, os druidas dividem-se em dois grupos, um dedicando-se ao Deus e o outro à Deusa.

Este monumento pré-histórico também atrai os que seguem o movimento da Nova Era. Se visitarem, poderão até encontrar alguns radiestesistas usando bastões, pêndulos e outros instrumentos na tentativa de detectar emanações psíquicas.

2 comentários:

Bel Rech disse...

Essa vila é linda...

Paula disse...

É mesmo, um mimo! Não me importava de lá viver :-)