Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ensino doméstico: bom para crianças com necessidades especiais

Este artigo apareceu no Oxford Times

Por motivos variados muitas famílias com crianças portadoras de deficiência acabam optando pelo ensino doméstico por não conseguirem encontrar uma escola adequada para os filhos. Para algumas famílias o ensino doméstico é a sua modalidade preferida de educação, mas para outras é algo que se viram forçadas a fazer.

Consciente desta situação, o Centro de Actividades, em Worminghall, Inglaterra, resolveu oferecer actividades para estas famílias que educam seus filhos especiais em casa.

O Centro de Actividades é uma instituição sem fins lucrativos que oferece instalações recreativas e educação informal a crianças com deficiência e suas famílias e amigos. Cada sessão começa com uma introdução para dar as boas-vindas às novas famílias. Depois, as famílias decidem o que gostariam de fazer. Isto tem ajudado a definir o conteudo destas reuniões. Foi assim que o Centro descobriu que estas famílias querem oportunidades de interacção social, exercício e esportes, actividades sensoriais e actividades que ajudem aos filhos a desenvolver suas capacidades motoras - e que todas estas actividades não sejam baseadas em um currículo.

As famílias querem que os filhos sejam livres para escolher o que querem fazer, mas que algumas actividades sejam organizadas para os que gostam de fazer actividades de grupo. As famílias também querem que o centro esteja aberto aos pais de crianças deficientes que ainda não praticam o ensino domiciliar mas que estão investigando os prós e os contras da educação em casa. 16 crianças já se juntaram ao grupo.

Ler o artigo aqui.

Sem comentários: