Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dr Ron Miller define o unschooling




Dr Ricci ensina no Departamento de Educação da Universidade Nipissing, Canadá. Este professor universitário, que tenta incorporar o espírito do unschooling no seu trabalho, entrevistou o
Dr. Ron Miller, um dos pioneiros e líderes no campo da educação holística, durante a sétima Conferência Anual da AERO (Alternative Education Resource Organization), entre 24 e 27 de Junho de 2010 em Albany, NY.

Segue-se uma tradução livre da primeira metade da entrevista

Dr Ricci: Como definirias o unschooling?

Dr Ron Miller: Unschooling é a decisão de buscar a aprendizagem e desenvolvimento fora da estrutura escolar. Ao afirmar que a aprendizagem é na verdade uma actividade humana natural que não precisa ser gerida, moldada e controlada, é uma critica à nossa cultura - e uma forma de nos libertarmos das nossas instituições culturais.

Dr Ricci: Quais são as vantagens do unschooling?

Dr. Ron Miller: Se confias na natureza humana , se acreditas que aprendemos naturalmente, que temos recursos dentro de nós para irmos ao encontro do mundo, para engajarmos com o mundo e crescermos através dessa experiência, então o unschooling dá [aos nossos filhos] a oportunidade de fazer precisamente isso. O unschooling permite o desabrochar mais natural e orgânico do processo do nosso desenvolvimento e proporciona o espaço necessário para o crescimento. Nas instituições que foram criadas ao redor da aprendizagem, isso é geralmente destruido. Por isso o unschooling é a maneira de libertar os nossos potenciais. E também acomoda as vastas diferenças entre os seres humanos. As pessoas aprendem de formas diferentes, a ritmos diferentes, por motivos diferentes. Quando estamos numa instituição que está tentando estandardizar as coisas e torná-las 'eficientes' perdemos essa diversidade. Por isso o unschooling deixa os individuos ser quem são e seguir o ritmo que lhes é mais natural.

Ver também: Unschooling: educação sem currículo

Sem comentários: