Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 26 de julho de 2011

Mundos à Parte


A Zona do Aprendizado, fundada por um grupo de famílias que pratica a educação domiciliar na Ilha de Wight, Reino Unido, produziu este excelente documentário, Worlds Apart, comparando as diferentes leis e perspectivas sobre o ensino doméstico na Inglaterra e na Alemanha.

Anna Ouston: Olá! Tenho 12 anos e o meu estilo de vida poderia ser considerado diferente. Para mim, é normal. Aprendo em regime de ensino doméstico - isso significa que não frequento a escola. Aprendo com os meus amigos e a minha família. Tenho voto naquilo que aprendo, por isso sinto-me entusiasmada durante as aulas, que são geralmente sobre algo que quero aprender.

Rebekah Gibson: Acho que a educação domiciliar é simplesmente ter a liberdade de descobrir os nossos próprios interesses e de decidir como é que queremos aprender essas coisas que nos interessam. E é uma forma de vida e de aprendizagem maravilhosa e completamente diferente.

Anna Ouston: O ensino doméstico dá-nos a capacidade de tomar decisões informadas sobre o nosso futuro e a confiança para atingirmos os nossos objectivos. Os nossos predecessores são a prova que a educação domiciliar funciona.

Infelizmente, a minha vida teria sido muito diferente se eu vivesse num país que não me deixasse aprender desta maneira :(

Sem comentários: