Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Alunos aprendam no conforto da sua casa


Em Cincinnati, EUA, as escolas públicas lançaram um novo programa na internet que deixa os alunos aprender no conforto das suas casas. Cincinnati Digital Academy oferece um currículo gratuito na internet, acessível 24 horas por dia. Neste momento tem cerca de 40 alunos matriculados.

"A ideia de que não precisamos estar em um determinado edifício para aprender é diferente", admitiu Eric Thomas, Diretor de Inovação, explicando que actualmente, no que toca ao ensino, a tradicional sala de aulas é apenas uma das muitas opções e que alunos não-tradicionais requerem ambientes de aprendizagem não tradicionais.

Linda, mãe de três filhos, diz que este sistema combina a estrutura do sistema de ensino público com a atenção individual do ensino doméstico: "O ensino doméstico costumava ser fora do comum mas agora as pessoas estão dizendo que não querem colocar os filhos na escola pública".

O curso online é interativo, com vídeos, lições práticas e interação com os professores, oferecendo também um computador com acesso à internet e suporte técnico, acesso a livros digitais, laboratórios de ciência e materiais.

Ver: CPS offers online option for K-12

2 comentários:

Isabel de Matos disse...

Uma opção muito boa! Não querem trazer também a mesma ideia para cá? Facilitaria muito, nem que fosse para que as pessoas se começassem a habituar a uma ideia diferente e igualmente válida quanto à escolaridade.
Obrigada, Paula!
Muitos beijinhos
Isabel

Paula disse...

Também acho boa ideia, especialmente se não for compulsória! E penso que há-de chegar a Portugal, porque as coisas estão a mudar bem depressa!

Beijinhos