Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pais decidem desescolarizar os filhos

Todos sabemos que o sistema escolar não está recebendo elogios, mas será que isso é suficiente para desescolarizar os filhos? Agora até já há palavra para isso: unschooling. Outro termo é 'educação democrática'. Basicamente, em vez de colocar as crianças e jovens em aulas de inglês ou de matemática é deixá-las decidir o que querem aprender. Mas a questão é: será que isso realmente funciona?

Estamos habituados a ver as crianças sentadas em salas de aulas aprendendo a ler e a escrever todas ao mesmo tempo sob a direcção de um professor. Mas agora existe uma nova opção, uma que substitui a tradição por um ambiente de aprendizagem mais relaxado.

"Vi que todo mundo ensina os alunos a fazer testes padronizados, mas o meu filho não é padrão", disse Diane Targovnik, que se juntou a outros pais para fundar a Escola Livre Phoenix Rising.

Diane diz que a Escola Livre é um sistema de educação democrática em que as crianças decidem o que querem aprender. Vimos, no site da escola, uma lista de potenciais actividades com opções típicas - assistir a uma aula de matemática ou fazer pesquisa sobre a Guerra Civil - e outras menos comuns, como contruir uma fortaleza e subir as árvores.

Como é que estas coisas ajudam a educação das crianças?", perguntou a repórter.

"Porque se você já tentou construir uma fortaleza você sabe muito bem que isso envolve geometria, carpintaria, ciências e pensamento criativo", responde Diane, argumentando que as crianças usam as suas experiências do mundo real na aprendizagem dos fundamentos importantes.

Ler o resto aqui.

Copyright 2011 KPHO. Todos os direitos reservados.

Sem comentários: