Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sucesso: ensino doméstico para jovem com síndrome de Asperger


Enquanto os outros jovens da mesma idade esperam pelos resultados do 11º ano, um rapaz inglês de 16 anos está comemorando seu sucesso em 7 disciplinas do 12º ano. E também tem o 7º ano de viola e violoncelo, e o 8º ano de canto e piano!

Os pais educaram o filho em casa, e continuam a criticar o sistema educativo que os desiludiu.

Edward tem uma forma de autismo chamada Síndrome de Asperger e sofre de fadiga crônica. Foi retirado da escola aos 10 anos, doente e infeliz. A mãe, Sheila Kimberley, disse que foi a única opção, pois Edward precisava de estudar em periodos curtos mas intensos. A família sabia que não havia outra maneira e seguiram em frente sem ajuda financeira nem orientação das autoridades.

Sheila disse que chorou muitas vezes com a frustração de não conseguir encontrar uma maneira de ultrapassar certas dificuldades. Depois aprendeu que precisava de esquecer o que tinha aprendido e aplicar ideias completamente diferentes.

Edward disse que o sistema de ensino concentra-se demasiado nos exames, em vez de se concentrar nos alunos enquanto indivíduos com interesses únicos: "Os exames deixaram de ser uma forma de avaliar o que aprendemos e passou a ser o único objetivo. Ajudar pessoas como eu não é incluido na descrição do trabalho dos professores."

Edward espera tirar um curso universitário à distância em política e relações internacionais antes de prosseguir uma carreira como compositor ou escritor.

Fonte

Sem comentários: