Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pesquisa: experiências das mães que educam filhos com transtorno do espectro autista em casa

Na Austrália, o número de famílias que optam pelo ensino doméstico para seus filhos com necessidades especiais, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem vindo a aumentar nos últimos anos. No entanto, o nosso conhecimento sobre a experiência dos pais que implementam tais programas é limitado. Este estudo qualitativo foi concebido com o objectivo de investigar as perspectivas das mães que educam filhos com transtorno do espectro autista em casa.

Dez mães foram entrevistadas. A análise do conteúdo temático identificou três temas principais: "experiência escolar", "regresso a casa" e "experiência das mãe enquanto educadoras".

As mães dizem que o ensino doméstico leva a melhorias no bem-estar psicológico e no comportamento dos filhos. A experiência do ensino doméstico foi influenciada pela
  • experiência escolar dos filhos,
  • percepção de escolha por parte dos pais na decisão de praticar a educação domiciliar,
  • e nível de apoio social e educativo disponíveis.
Este estudo tem implicações para pais, educadores e profissionais de saúde quanto às necessidades psicológicas e educacionais das crianças com transtorno do espectro autista.

A pesquisa (18 pgs) foi conduzida por Theresa Kidd, Curtin University of Technology, e Elizabeth Kaczmarek, da Edith Cowan University

Theresa Kidd está concluindo seus estudos de pós-graduação em psicologia clínica, trabalha no setor de deficiência há 20 anos, e tem experiência com grupos que praticam o ensino domiciliar. Um dos interesses de Theresa é trabalhar com indivíduos com TEA e suas famílias.
Email: theresa.kidd@postgrad.curtin.edu.au

Dr. Elizabeth Kaczmarek ensina Psicologia na Universidade Edith Cowan. Elizabeth ajuda famílias a lidar com o estresse, incluindo famílias de militares, mineiros, e famílias com crianças com deficiências de desenvolvimento.
Email: e.kaczmarek@ecu.edu.au

Visualizar o estudo aqui.
http://www.iier.org.au/iier20/kidd.pdf

2 comentários:

OUVINDO MELHOR CENTRO AUDITIVO E CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA disse...

E essa vai ser minha missão com meu filho. ele vai aprender em casa e com o seu apoio. Fiquei maravilhada quando ví seu blog. Meu coração disparou.

Paula disse...

Obrigada pela visita, pelo feedback, e por divulgares este estudo :-)