Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

terça-feira, 27 de setembro de 2011

"Unschooling": aprender fora de casa



Num celeiro cheio de cavalos, vacas e cheiros pungentes da vida numa fazenda, Madeline Jones tira leite de uma vaca. Essa foi uma das tarefas do dia passado na fazenda histórica em Battle Ground. Enquanto as outras garotas da sua idade passam os dias sentadas dentro das quatro paredes da escola, hoje Maddie aprende fora de casa, no meio de vacas e galinhas!

"É muito divertido", diz a menina, de 7 anos de idade. "Eu adoro ir buscar os ovos. E também gosto de ordenhar as vacas."

Madeline, a irmã gêmea, Abigail, e Lily, a irmã mais velha, são educadas em casa. A mãe diz que seguem um método "eclético", mas que se inclinam mais para o unschooling, a forma menos estruturada do homeschooling.

Com o estigma do homeschooling a diminuir, são cada vez mais os pais a optar pelo ensino domiciliar por motivos não-religiosos. E alguns até se sentem livres para desescolarizar os filhos ou praticar uma mistura do ensino doméstico tradicional com o unschooling.

Visualizar artigo aqui.

Sem comentários: