Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

domingo, 30 de outubro de 2011

3º Congresso Internacional Educação Sem Escola na Universidade Nacional de Colômbia

Os casos de famílias e comunidades que decidem educar sem escola e educar em família crescem aceleradamente em diversos países do mundo, incluindo a Colômbia. Este fenómeno é novo para os interesses de investigação científica académica universitária. As grandes problemáticas do abandono escolar, do absentismo escolar e da falta de motivação das crianças, adolescentes e jovens para frequentar a escola, têm directa relação com este campo de investigação académica. Em alguns países, como por exemplo nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Espanha, Noruega e França, a investigação universitária sobre estes temas, denominados generalmente como Homeschooling ou Unschooling, tem vindo a crescer rapidamente.

ANTECEDENTES

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nacional da Colômbia, através do Instituto de Investigação em Educação - IEDU -, assumiu a liderança da investigação académica sobre a Educação Sem Escola, Educação em Família, Auto-aprendizagem Colaborativa e Modelos de Escolas Flexíveis no contexto colombiano e latino-americano.

Segundo as indagações realizadas, a Universidade Nacional da Colômbia é a primeira universidade latino-américa que está investigando estes temas. Em Novembro de 2009 e Dezembro de 2010, o IEDU organizou eventos académicos internacionais sobre a Educação sem Escola e a Educação em Família. Participaram nestes eventos destacados investigadores internacionais que trabalham no campo da educação sem escola e temas afins, provenientes dos Estados Unidos, Canadá, México, Noruega, Reino Unido, Espanha, Roménia e Chile. Estes eventos académicos tiveram e continuam a ter importantes reconhecimentos nacionais e internacionais. No contexto do evento internacional de 2010 generou-se o compromisso de realizar o terceiro congresso internacional em 2011. Os eventos de 2009 e 2010 contaram com a assistência 230 e 278 pessoas, respectivamente.

O IEDU participa desde 2009 na Rede Internacional de Investigadores da Educação Alternativa, Educação Livre e Educação Sem Escola, coordinada pela investigadora Paula Rothermel da Universidade de Durham do Reino Unido. Ela foi uma das palestrantes no evento internacional de 2009 organizado pelo IEDU, e apoiado específicamente pelo Mestrado em Educação, Linha de Investigação em Ciências Sociais.

OBJETIVOS

-Dar continuidade aos 2 eventos internacionais sobre estes mesmos temas dos anos 2009 e 2010.

-Apresentar resultados e avanços na investigação nacional e internacional sobre os fenómenos da Educação sem Escola, Educação em Família, Auto-aprendizagem Colaborativa, Modelos de Escolas Flexiveis.

-Discutir as tendências teóricas, epistemológicas e metodológicas que caracterizam estes fenómenos.

-Continuar a animar o debate científico e académico sobre a Educação sem Escola e a Educação em Família.

-Explorar possibilidades de um debate sobre a política pública relativamente a Educação sem Escola na Colômbia.

- Continuar a propiciar o encontro entre as famílias que optam pela Educação sem Escola, Educação em Família, Auto-aprendizagem Colaborativa, Modelos de Escolas Flexíveis.

-Apresentar o livro sobre Educação sem Escola e Educação em Família que surgiu dos congressos de 2009 e 2010, editado pelo Instituto de Investigação em Educação – IEDU.

Visualizar Programa AQUI

Sem comentários: