Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

domingo, 9 de outubro de 2011

Ensino doméstico chega ao Paquistão

Enquanto todas as manhãs as mães do bairro se apressam, cheias de stress, para levar os filhos para a escola, os dias de Sadaf Farooqi começam com muita tranquilidade. A filha A'isha Irfan, de 6 seis anos de idade, levanta-se cedo, ela mesma faz o seu pequeno-almoço e depois começa o dia expressando sua criatividade com lápis de cores, aguarelas, tesoura e papel. Em seguida, A'isha decide ler um dos livros do seu currículo, fazendo perguntas à mãe sempre que sente necessidade. Seu irmão Abdullah, quatro anos de idade, depressa se junta a ela, com lápis de cor, Lego e inúmeras perguntas ao longo do dia.

A'isha e Abdullah não vão à escola. Para eles, seu lar é sua escola - o lugar onde são livres para aprender num ambiente natural. Não fazem o ensino doméstico por terem necessidades especiais ou não terem conseguido acesso a uma escola "normal". Sadaf, escritora freelance e blogger, pratica o ensino doméstico há mais de um ano e diz que prefere esta abordagem educativa não convencional.

Ela segue o currículo oficial da Oxford University Press, com livros de matemática, inglês, urdu, estudos sociais, ciências, islamiat, e aulas diárias sobre o Alcorão, mas prefere deixar que os filhos escolham o que querem estudar. Diz que esta abordagem utiliza a inclinação que as crianças naturalmente têm para a aprendizagem.

Sadaf não é a única que decidiu educar os filhos fora do sistema escolar. A família faz parte de uma comunidade de pais que estão escolhendo educar os filhos em casa. O conceito, apesar de relativamente novo no Paquistão, está ganhando popularidade entre as famílias que se sentem insatisfeitas com o sistema de ensino tradicional e preferem estar mais envolvidas na educação dos filhos. Estas famílias reuniram-se e formaram a Associação do Ensino Doméstico do Paquistão, uma comunidade online com cerca de 150 membros, pessoas que praticam o homeschooling e/ou que estão interessadas ​​na educação em casa. Também lançaram uma revista trimestral sobre as suas actividades e várias questões relacionadas à educação em casa.

Ler o resto do artigo aqui.

Sem comentários: