Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Jacarta: Pais tomam responsabilidade pela educação dos filhos

Para Yudhistira Gowo Sumiaji, de 10 anos, a liberdade de planejar o seu horário ajudou-o a manter o prazer de aprender.

"Geralmente começo às 8 horas e acabo por volta das onze. Estudo matemática, inglês, desenho histórias aos quadrinhos no meu computador e edito fotografias com o Photoshop". Também aprendo culinária, arte e através de tutoriais na internet.

O pai diz que optou pelo ensino domiciliar porque a escola convencional era demasiado rígida, com horários brutais para crianças de 10 anos. Disse que a maioria das escolas ignoram a diversidade dos alunos, assumindo que todos os alunos têm as mesmas capacidades e habilidades.

"Além disso, com o ensino doméstico podemos evitar o bullying, a pressão de grupo e a violência escolar", acrescentou. "Queremos que os nossos filhos aprendam a pensar criticamente, que sejam activos e sem medo de levantar questões".

A Lei de Educação 2003, que regulamenta a educação em casa, reconhece três formas de educação: formal, não formal e informal.

Ler o artigo aqui.

Sem comentários: