Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Uma unschooler cheia de talento

Zoe Bentley, desescolarizada, é uma garota de 15 anos cheia de talento. Adora a exogeologia (o estudo da geologia em outros planetas) e quer trabalhar para a NASA. A exogeologia combina a sua paixão pela astronomia, geologia e pelo conceito de viagens no tempo.

Em 2010, a sua submissão "Exogeologia Rocks!" ganhou o segundo lugar no No Boundaries National Competition. Na competição, os adolescentes investigaram carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, aprendendo ao mesmo tempo sobre NASA.

Zoe também já publicou um livro, Fractured Fate, juntamente com outros adolescentes. No início deste mês, Zoe esteve num painel com outros autores durante a reunião do Santa Cruz Chapter da Sociedade dos Autores do Sudoeste dos EUA. Zoe também vai aparecer num vídeo sobre livros proibidos.

Zoe cresceu em Sahuarita com a mãe, o pai e sua irmã Teagan, 11. Zoe e Teagan são educadas em casa pela mãe. No entanto, o termo que preferem é "unschooling".

"Unschooling é um tipo de aprendizagem baseada em casa onde não se segue nenhum currículo", diz a mãe. "Essencialmente, é a maneira em que os adultos e os bebês aprendem. No unschooling, os pais são facilitadores da aprendizagem em vez de professores".

O resultado é que as crianças e os jovens que seguem esta abordagem podem investigar as áreas que mais lhe interessam, aprendendo as "bases" apenas porque precisam delas para aprofundar os seus interesses.

"Como os unschoolers praticam a aprendizagem autónoma e aprendem por gosto, as universidades estão procurando ativamente por eles" diz a mãe.

Fonte

Sem comentários: