Este blog partilha informação sobre o homeschooling e o unschooling - ensino doméstico ou educação domiciliar. Para navegarem o site, usem os links acima e, para os posts de 2011, o botão da pesquisa na barra direita. Facebook: Aprender Sem Escola Email: aprendersemescola@gmail.com

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ensino doméstico cresce no leste do Texas



Nos EUA, mais de 2 milhões de crianças são educadas em casa. Trezentas mil vivem no Texas. No leste do Texas, o número de crianças que aprendem em casa está sem dúvida a aumentar; embora alguns digam que o ensino doméstico não é tradicional, outros dizem que é exatamente isso, que não podia ser mais tradicional.

Todos os dias, os 7 filhos da família Begg pegam nos livros e começam a estudar; aprendem no conforto do seu lar.

"É bom, podemos ser flexíveis, não temos que fazer sempre as mesmas coisas, podemos sempre fazê-las noutra altura", diz Abigail Beggs.

"Se eu quiser, posso ir estudar lá para fora, e se me concentrar melhor ouvindo música, posso ouvir música", diz Hannah Beggs.

"Não tenho que pedir autorização sempre que preciso de ir ao banheiro", diz Josias Beggs.

Embora o ensino doméstico possa ser um pouco mais relaxado nestas coisas, exige tempo, organização e planejamento.

"Eu tenho tudo programado, um no piano, uma estudando matemática, uma lendo a Bíblia, aprendendo ciências, ou o que seja", diz Gina Beggs, a mãe.

Gina e Bill Beggs eram professores na escola pública. Optaram pelo ensino doméstico porque queriam incluir estudos cristãos no currículo dos filhos.

"Acima de tudo, nós queríamos ser os principais educadores dos nossos filhos", diz Gina.

"As pessoas optam pelo ensino domiciliar por várias razões", diz David Rudd, presidente de Tyler Area Christian Home Educators.

David diz que no seu grupo estão 300 famílias - mas que embora a educação de valores éticos seja uma das razões que levam os pais a escolher o ensino domiciliar para os filhos, esta não é a única razão.

De acordo com Texas Home School Coalition, os principais motivos que levam os pais a optar pelo ensino doméstico são: valores morais, segurança, qualidade da instrução e liberdade de escolher o currículo.

Ler o resto do artigo aqui.

Sem comentários: